quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Brincadeiras ao ar livre I

Fuga dos Pássaros

Conceito: Trabalha coordenação motora ampla, atenção, orientação espacial.

Como se Brinca: Formar um círculo e deixar 3 ou 4 crianças (que serão os pássaros)no interior do círculo. As crianças do círculo giram ao som de uma música e quando a música parar os pássaros tentarão fugir do círculo passando por baixo dos braços de seus colegas, que por sua vez, tenterão impedir a fuga sem desfazer o círculo.

A cabeça pega o rabo

Conceito: Trabalha coordenação motora ampla

Como se Brinca: 8 crianças dão as mãos formando uma fila. O 1º da fila deve tentar pegar o último, que procura se desviar para não ser pego. Durante a brincadeira as crianças correm com as mãos dadas e não devem soltar. Uma vez conseguido o objetivo, o 1º jogador vai para o fim da fila e a brincadeira recomeça.

Corrida dos jornais

Conceito: Trabalha coordenação motora ampla, orientação espacial, orientação temporal.


Como se Brinca: Demarcar onde será a saída e a chegada da corrida. Cada criança recebe 2 folhas de jornal e ao sinal do apito começa a corrida pisando nos jornais alternadamente. Primeiramente pisam no jornal da frente, pegam o jornal de trás e o colocam a sua frente para pisar sobre ele e assim sucessivamente. O trajeto deve ser feito em linha reta evitando que as crianças se esbarrem. Ganha a corrida quem chegar em 1º lugar.