terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Letra Cursiva- Quando Trabalhar?

É necessário que a criança use apenas a letra "BASTÃO" (Imprensa maiúscula) nas suas primeiras experiências com a escrita, porque é mais fácil de ser traçada e reconhecida. Ainda que possivelmente ela já tenha contato com outros tipos de letras em outros ambientes ou portadores de texto, as atividades de salas de aula e os registros devem ser feitos sempre com letra "BASTÃO".
Não é preciso variar os tipos de letra, pois o importante é que a criança estabelize/fixe suas hípóteses sobre escrita. Muitos tipos de letras neste caso confundem e dificultam o processo de alfabetização. Á medida em que as crianças avançam em suas hipóteses da escrita (a maior parte do grupo estiver na hipótese Silábico-alfabático - Ex: CAVALO = CAVLO - Parte da palavra se aplicando ao nível silábico, representando uma sílaba com uma letra; e parte da palavra no nível Alfabético representanto a sílaba com todos os seus fonemas), pode-se apresentar
outros tipos de letras, sem contudo exigir que escrevam com elas. A apresentação deve ser feita aproveitando palavras significativas, tudo de maneira informal sem se preocupar com repetições, treinos, evitando as letras avulsas.
O ideal é que a letra cursiva aconteça no segundo semestre da Alfabetização
(1ª Série Introdutória - crianças de 06 anos), quando boa parte da turma estiver no nível Afabético da escrita(EX: CAVALO = CAVALO correspondência entre fonemas e grafemas, a criança compreende que todos os fonemas devem ser representados por uma letra). A letra cursiva por usar linhas onduladas e entrelaçadas, exige um maior esforço do aluno, que com certeza ao começar a aprender o seu traçado , terá a sua atenção voltada apenas para os aspéctos gráficos e mecânicos da escrita, por isso quando a criança já está alfabética este processo fica mais fácil, pois ela não precisa se preocupar como se escreve "as palavrinhas" a sua preocupação agora é só com o traçado a letra cursiva.
É importante que as atividades para a aprendizagem da letra cursiva não se limitem a cópias e não sejam repetitivas ou cansativas. O professor deve ser criativo e propor atividades variadas, como reescrita de cantigas (que não sejam extensas), versinhos, receitas etc. Não se preocupe se a letra do seu aluno é "bonitinha" ou "redondinha", a nossa letra faz parte da nossa identidade, e identidade não se muda... É por isso que o nosso Documento de Identidade é assinado por nós, pois ninguém tem a letra igual, a nossa assinatura serve para nos identificar. Diante disso como você pode exigir que todos os alunos tenham o mesmo tipo de letra? Lembre-se que a letra cursiva dos seus alunos deve ser legível, mas não idealizada como "bonitinha", "redondinha" e "levemente tombada para a direita"!